Filmes



Coach Carter – Treino para a Vida (Coach Carter)
Eis um ótimo filme. Um ótimo exemplo da importância que é a educação nas nossas vidas. Se as coisas não estão fáceis com “estudo”, imagina sem ele. É quase impossível imaginar que nos dias de hoje, temos pessoas (crianças e adolescentes) que não querem saber de estudar. Alguns preferem trabalhar a ter que estudar, mas não se dão conta do quanto é importante à educação e o conhecimento na vida de uma pessoa. É um bem, que ninguém pode lhes tirar! Não é como uma casa ou um carro, que basta um temporal ou um acidente, para que tomem de você!

Sinopse: A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.






Uma Prova de Amor (My Sister’s Keeper)

Drama não chega a ser o meu gênero favorito, mas volta e meia eu me surpreendo com algumas histórias. Este foi um caso. Um filme que vai fazer você chorar, se emocionar, refletir sobre sua vida e sobre A VIDA ! Recomendo para professores passarem em sala de aula e refletirem a respeito. Acho que deve dar um bom “trabalho” :-)

Sinopse: A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou… até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.




O Grande Desafio (The Great Debaters)

Outro grande filme com o Denzel. Nesse, além dele atuar ele ainda dirigiu o filme ! É muito bom e recomendo, inclusive para ser passado em sala de aula. O professor deste filme é do estilo do Coach Carter – Treino para a Vida (Coach Carter) no sentido de “não desistir nunca” !! Ah se a educação no Brasil fosse mais “assistida” e tivéssemos algumas centenas de professores como o “Melvin Talson” e o “Carter” !!
Sinopse: Acredite no poder das palavras. Inspirado em uma história real, o filmes conta a jornada do brilhante, mas volátil, Professor Melvin Talson que, usando seus métodos pouco convecionais, sua visão política radical e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College do Texas, a participar de um campeonato de Harvard.


Cinema na escola

Saiba como filmes podem contribuir para a formação e o exercício de cidadania
Objetivos:
Desenvolver a percepção
Desenvolver as funções sensoriais
Desenvolver as funções motoras


Saber escrever um bom texto, conhecer obras literárias e autores famosos são virtudes extremamente reconhecidas em nossa sociedade. Mas a prática de assistir filmes e debater sobre o seu conteúdo também tem se mostrado altamente relevante para auxiliar na formação cultural das crianças, bem como na formação da cidadania. Utilizado como recurso pedagógico, o cinema explora outras visões de mundo, auxiliando na criação da personalidade e possibilitando enxergar outras práticas sociais. Mas para seu caráter educativo ser colocado em prática é necessário que os pedagogos estimulem o debate e a análise das obras, para que as crianças possam interpretá-las e criar identificação social, podendo assim formar sua própria maneira de enxergar o mundo. No Colégio Magister, em São Paulo (SP), acontece há dois anos o projeto "Cineminha", que consiste na apresentação de filmes aos alunos, seguidos de debates para complementar os temas trabalhados em sala de aula. Tatiana Gola, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I, explica como ele funciona.

 
Qual o papel do cinema na formação dos alunos?
O cinema possui o papel fundamental de comunicador social, e tem profunda importância na formação da personalidade de crianças e jovens pois, por meio das imagens e do som, o cérebro das nossas crianças e jovens é estimulado o tempo todo. A imagem é gravada com maior facilidade, e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, deixam suas marcas e mantêm neles um eco prolongado que, às vezes, fica impresso para sempre.
Como o cinema pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania?
Por meio da exploração de histórias do cotidiano, que quando são visualizadas são interiorizadas pelos alunos, possibilitando reflexões de atitudes e valores de cidadania.

Como são elaboradas as atividades?
As atividades que envolvem cinema são elaboradas como ferramenta de apoio para dar subsídios a temas abordados em sala de aula. As professoras escolhem os filmes de acordo com o que estão desenvolvendo nas disciplinas curriculares, ampliando o olhar dos alunos. Em alguns momentos há a ampliação desse olhar por meio de outros recursos, como por exemplo o livro. Este ano os alunos leram o livro
O Fantástico Mundo de Feiurinha e depois assistiram ao filme, podendo comparar as diferentes formas de expressão. Em seguida, elencaram o que era diferente e o que era semelhante em cada uma das linguagens.


__

Dica de Filmes para Professor



Taare Zameen par (Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial)
Foi lançado nas salas indianas no finalzinho de 2007 (mais precisamente, dia 21 de dezembro) e imediatamente conquistou o coração da indianada. Sem as típicas cenas de dança que caracterizam o cinema bollywoodiano, sem mulheres boazudas, sem homens gostosões, sem nada que anda fazendo parte das especiarias da indústria cinematográfica indiana, Taare zameen Par conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.


Escritore da liberdade
Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Front of the class (O primeiro da classe)

Desde a infância, Brad foi humilhado na escola por alunos e também por sua professora por ter Tourette; também não teve a aceitação do pai, que dizia, igual a sua professora, que ele podia controlar todos os movimentos involuntários causados pela Tourette. Uma amiga da família até sugeriu que ele fosse exorcisado. Os médicos nada sabiam sobre a sua doença, até que sua mãe resolveu pesquisar e descobriu que ele sofria de Síndrome de Tourette e passou a ajudá-lo. Já adulto, Brad tentou arrumar emprego em 25 escolas: 24 o recusaram por ter essa doença, apenas uma o aceitou; esta mesma se adaptou a ele: o diretor junto com os professores lhe reservaram uma sala e uma turma de crianças do segundo ano para ele dar aula. Embora na sua turma estivesse incluído um aluno um pouco problemático chamado Thomas, as coisas iam, a princípio, bem. Mas o pai de uma garotinha que fazia parte de sua turma, resolveu tirar a filha da turma de Brad, por causa do preconceito contra a sua Tourette.  Um filme emocionante.


Crianças Invisíveis 
De Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso, Itália, 2010.
São sete países, com a infância retratada por sete diretores. Realidades infanto-juvenis bem diferenciadas em breves histórias, mas todas com muita profundidade. Retrata várias realidades socioeconômicas e a relação das personagens com pais, professores, amigos etc. Muitas perguntas podem ser suscitadas a partir desse documentário.


Música do coração

Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar as crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.


O triunfo - A história de Ron Clark

Snowden, escola de 1º grau, Aurora, Carolina do Norte, 1994. Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor. Após 4 anos, os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em 1º lugar do município pelo 4º ano seguido. Como uma singela forma de reconhecimento, para se sentir mais permanente, lhe deram uma vaga no estacionamento, inclusive com seu nome gravado. Porém ele quer algo mais da vida e, assim, fala para seus pais que deixará o lugar, antes que usem a vaga como seu túmulo. Sonhando grande, ele vai a Nova York, mesmo sabendo que lá encontrará desafios bem maiores. Ele pretende ser professor no Harlem, apesar de dizerem que tem a "cor errada". Ron tenta inutilmente encontrar emprego como professor e, para ter alguma renda, consegue um emprego de garçom. Ao passar na porta da Inner Harlem, uma escola de 1º grau, vê um professor se atracando com um aluno. Este fato faz com que o professor peça demissão e Clark consiga o emprego. Mas, para a surpresa do diretor, Ron quer ser professor da pior turma do colégio. Ninguém sabia, mas ele estava rescrevendo não apenas a sua história, mas também a de várias outras pessoas.

Fonte pesquisada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário