Aula Fora
Devemos sempre inovar, pois
temos que mostrar interesse para nossos alunos, uma aula diferente, com
preparação e objetivos, acaba sendo mais fácil de atingir os resultados, enfim
uma AULA FORA e não equivale a série, pois nos na graduação sentimos prazer em
poder ter uma aula diferenciada, longe das quatro paredes.
Segue alguns bons exemplos a serem seguidos, mais lembre-se, sempre com preparação e objetivos
Aula de ecologia: Alunos visitam Parque Ecológico de Maracajá
Os alunos da Educação Infantil
e Ensino Fundamental I do Colégio Futurão vivenciaram momentos de muita
interação e contato com a natureza. Uma verdadeira aula de ecologia na prática.
Assim pode ser descrita a visita dos estudantes ao maior parque ecológico da
região. Eles visitaram o Parque Ecológico de Maracajá, onde desfrutaram de
momentos agradáveis, realizaram trilhas ecológicas e conheceram as mais
diferentes espécies de animais que lá estão. A meninada aprendeu, brincou e se
divertiu muito no passeio. Confira as fotos desse inesquecível passeio.
Aulas Fora de Sala de Aula Colégio Marista Surubim
Com o apoio da equipe de informática (Erick e Daniel), a utilização da tecnologia como instrumento de ensino tem se disseminado em quase todas as aulas. Essa metodologia tem o objetivo de fazer um review dos diferentes conteúdos trabalhados em sala e ao mesmo tempo possibilita aos alunos novos conhecimentos através de uma dinâmica divertida e interativa.
Aulas Diferentes Conquistam Alunos
Melhorar o mundo a partir da
sala de aula. Essa é a proposta de muitas escolas que tentam inovar e tornar as
aulas mais atrativas para os alunos. No livro Em busca do sucesso escolar, a
professora Ester Luisa Dias atribui o abandono escolar ao estilo de ensino
inadequado, associado aos problemas familiares. Atrair um aluno e facilitar o
aprendizado tem reflexos positivos na redução de índices de violência e de
dependência de drogas.
Associar visualmente o conteúdo
é a proposta da Escola Livre Porto Cuiabá, cujo foco é no aluno e em seu
potencial. A escola utiliza a pedagogia Waldorf, desenvolvida pelo austríaco
Rudolf Steiner, que tem como meta proporcionar aos alunos um despertar
harmonioso de todas as suas capacidades.
Fonte:
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Matemática fora da sala de aula:
A
primeira tarefa das crianças é construir uma tabela para anotar os pontos de
cada time, deixando que as crianças esbocem na lousa qual a melhor forma. O professor
deve intervir, se necessário, para que a tabela sirva para os propósitos do
jogo, o que resultará em uma tabela de dupla entrada. É preciso eleger uma
criança para anotar os pontos durante as partidas.
Cada
ponto pode valer apenas 1 se o objetivo for contemplar tabelas de dupla
entrada, cálculo mental com 1 algarismo ou situações-problemas do campo aditivo
.
Se o
professor quiser contemplar cálculo mental de 10 em 10, pode-se determinar que
cada ponto vale 10, e assim por diante.
Após um
número determinado de partidas o objetivo é que as crianças possam somar os
pontos de seu time utilizando e socializando suas estratégias.
O
professor precisa elaborar questionamentos de acordo com seus objetivos de
aprendizagem, podem ser a respeito de: leitura de informações em uma tabela,
comparação de números e valores, sequência numérica, estratégias de cálculo
mental, etc.
Fonte: Jogos e Brincadeiras de A a Z. QUEIROZ, Tânia Dias,
MARTINS João Luis – 1 ed. São Paulo: Rideel, 2002.
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