Artes

Pesquisa sobre a Arte
As obras selecionadas devem ser de diferentes representações, tais como: desenho, fotografia, pintura, gravura, escultura,O que ensinar em Arte, pode falar sobre tendências e metodologias mais comuns no ensino de Arte.Podemos falar em Candido Portinari, Romero Brito, Leonardo da Vinci, Oscar Niemeyer, Mauricio Souza.
Candido Portinari (1903-1962), devido principalmente ao fato de o modernista ter legado à posteridade cerca de 5.000 obras. Poucas montagens, contudo, possuem a importância de "Guerra e Paz", em cartaz no Memorial da América Latina em São Paulo neste mês.
O foco central da mostra está na rara — talvez única — possibilidade de apreciar os dois painéis feitos pelo paulista de Brodowski entre 1952 e 1956. Tratava-se de uma encomenda do governo brasileiro para presentear a Organização das Nações Unidas, em cuja sede nova-iorquina os trabalhos estiveram expostos de forma permanente nas últimas décadas. E mesmo lá os visitantes têm acesso um tanto restrito. Ótima oportunidade, portanto, para o espectador paulistano.
Pernambucano, talentoso, extremamente brasileiro e como não poderia deixar de ser, criativo. Assim é Romero Britto. Eu particularmente sou fascinada pelas suas obras. Elas transitem alegria, diversão e abrem as portas de um mundo imaginário de romantismo, natureza e modernidade.

Sempre foi estimulado pela família e recebia de presente livros de arte para incentiva-lo à sua vida artística. Pintavam em sucatas, jornais e papelões… e foi desta forma que começou a expor o seu talento.

Era uma criança pobre e para amenizar o sofrimento de sua infância começou a pintar, assim ele via o mundo mais colorido.
Monalisa – Leonard da Vinci foi quem pintou. Também conhecida como “Gioconda” em francês. Ela foi iniciada em 1503. A expressão da mulher é bem tímida, e o sorriso bem restrito. E ele é um dos quadros mais conhecidos de toda a história da arte. Algumas pessoas desconfiam que o quadro era mais que apenas um quadro, e sim que tinha muito mais escondido nas camadas de pintura.
Oscar Niemeyer, formado como Arquiteto e Engenheiro na Escola nacional de belas artes, ele tem reputação de líder da arquitetura moderna, por causa de seus trabalhos criativos.

Filho de Antônio Maurício de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa. Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.
Maurício de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com um cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica.


Fonte:
http://www.webdicionario.com/projeto

__
ARTES

Música na escola já é uma realidade? Segundo a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que obriga o ensino desse conteúdo nas aulas de Arte, sim. Além de contribuir para a socialização das crianças e aproximá-las de manifestações da cultura, aprender música dá a chance de conhecer mais sobre a expressão por meio dos sons e desenvolver habilidades como o canto, a execução instrumental, a audição e a improvisação sonora. Mas você sabe como trabalhar isso nas séries iniciais mesmo não sendo um especialista na área? Para ajudar você a planejar suas aulas, respondemos a sete dúvidas sobre o tema.
O que não pode faltar no planejamento das aulas de música?
Atividades de audição (familiarização com diferentes ritmos e estilos), percepção (de variações de sons e de timbres dos instrumentos), movimento corporal (dança e gestual) e experimentação (de instrumentos, de canto etc.) devem fazer parte da rotina. Propiciar diferentes vivências para as crianças é muito importante para que elas compreendam a música como uma linguagem dotada de sentido e associada à cultura de cada época. Até o fim do 1º ano, é importante que todos aprendam as diferenças entre grave-agudo, forte-fraco e lento-rápido, conheçam alguns instrumentos, consigam marcar o pulso (a unidade de tempo que compõe o compasso, a "batida" da música) e saibam cantar melodias simples. A partir do 2º ano, quando os alunos já são capazes de ler com fluência, é possível trabalhar melodias um pouco mais complexas no canto.
2 Devo ensinar notação musical para os alunos?
Não, pois não é um conteúdo fundamental para as séries iniciais. Antes de ensinar a escrita musical, os estudantes precisam saber por que precisam das notas. Uma ação possível é combinar com a turma uma escrita simplificada. Você pode, por exemplo, desenhar uma sequência de bolas e quadrados, em que as bolas pintadas indicam silêncios, as bolas sem preenchimento significam uma palma e os quadrados indicam duas batidas seguidas com os pés no chão.
3 Como escolher o repertório adequado?
Abra espaço para que as crianças tragam as músicas que conhecem e sirva como mediador para que elas entrem em contato com cantigas de roda, parlendas e canções do folclore. As aulas não devem ser pautadas exclusivamente com base em datas comemorativas ou em canções de comando, como "meu lanchinho...".
4 Não sou formado em Música. Posso cantar ou tocar?
Se souber, sim. Nos anos iniciais, a perfeição formal não é tão importante - vale mais ajudar a turma a identificar os conceitos básicos em uma música do que dedilhar um piano perfeitamente. Para quem não toca, uma alternativa é recorrer a CDs e a gravações em MP3 com o som dos instrumentos de verdade.
5 Não temos instrumentos. E agora?
Uma conversa com o gestor para incluir no planejamento financeiro da escola a aquisição desses objetos é sempre válida. Instrumentos de verdade são uma ferramenta preciosa para demonstrar melodias. Uma alternativa, contudo, é construir instrumentos com a turma, sobretudo os de percussão. Chocalhos de garrafas e grãos, tambores de lata e feltro, ou clavas feitas com colheres de pau produzem variações sonoras interessantes.
6 Quando inserir as atividades de música na rotina?
"Semanalmente, em duas aulas de, no mínimo, meia hora", diz Ana Elisa Medeiros, professora das escolas See-Saw e Aubrick, em São Paulo. Para Vivian Barbosa, da Alecrim Dourado Formação Musical, em Curitiba, a boa aula começa com a audição de uma música tranquila, seguida das atividades de percepção e das vivências de canto e percussão.
7 Posso aliar a música à dança ou ao desenho?
Propor sequências de movimentos ou desenhos que representem os sons são boas pedidas, desde que até o fim do 2º ano as crianças dominem os conceitos de variação de altura e intensidade sonora, conheçam os timbres dos instrumentos e marquem o pulso nas melodias.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário